Boa tarde, hoje é Quinta, 28 de Maio de 2020. Clique Aqui para login.
Indicator_red
100º Aniversário do falecimento de Paul Choffat.

(continuação)

Todo este espólio irá ser tratado por colaboradores especialistas em História da Ciência, em arquivo, em digitalização e em conservação e restauro. Toda a informação digitalizada ficará disponível em acesso aberto para toda a Comunidade e será publicado livro sobre a matéria que nos foi confiada. Dizemos confiada porque, após o trabalho técnico atrás referido, todos os originais serão oficialmente entregues ao Estado Português.
Costuma dizer-se que a História não se repete. No caso de Paul Choffat e do seu imenso espólio científico e pessoal, esta máxima não se aplica. Com efeito, após um período, no final da sua vida, em que Paul Choffat terá sido muito mal tratado por um País (os seu “agentes”) que muito e muito beneficiou do trabalho e da dedicação de um Homem Grande de Ciência, boa parte dos trabalhos que tinha em mãos por acabar, regressaram com a sua família, esposa e filhos, à Suíça. Este sentimento perpassa muito claramente na notícia escrita por Jules Choffat (JC), filho de Paul Choffat que, nos últimos anos acompanhou sempre seu pai nos trabalhos de campo (ver Doc. 2). Só em 1944 se começou a vislumbrar a hipótese de os recuperar para Portugal, com a iniciativa e intervenção directa do Prof. Carlos Teixeira, na altura Professor na Universidade do Porto e Secretário da Sociedade Geológica de Portugal (Docs. 4 e 5), depois Presidente durante cerca de três décadas. Foi nesta qualidade que a família doou parte do seu espólio à SGP (principalmente o científico, pelo que depreendemos agora) que, muito bem, naquela altura, foi entregue aos Serviços Geológicos de Portugal. A História pode, pois, repetir-se, ou seja, a partir da maior boa vontade e sentido de responsabilidade e de cidadania da família Choffat, o espólio científico e até pessoal do seu pai, avô, bisavô retorna ao nosso país por via da Sociedade Geológica de Portugal.
Fleury, E. (1920) – Une phase brillante de la Géologie portugaise. Paul Choffat, 14 Mars 1849 – 6 Juin 1919. Mém. Soc. Portugaise Sc. Naturelles, Sér. Géol. 3, 1-54.

Doc. 4                    Doc. 5

Introduzido por: WebMaster em 2019-12-30 18:12:09
Notícias Breves
Apoios e Parcerias
Logo_fct_mctes_vertical     Logo_aegs
Iageth_logo Inqua-logo2
Logo