Bom dia, hoje é Segunda, 21 de Abril de 2014. Clique Aqui para login.

Moratória referente às quotas anteriores a 2012

A Direcção da Sociedade decidiu, a título extraordinário, que os sócios com quotas em atraso, apenas têm de pagar os anos de 2012 e seguintes para regularizarem a sua situação. Lembra-se que, para efeitos de desconto na inscrição do IX CNG / 2º CoGePLiP e para participação no Congresso Extraordinário que ali funcionará (informações a fornecer em breve), no qual serão eleitos novos corpos sociais e se decidirá o local de realização do X CNG, só poderão participar os sócios com quotas pagas pelo menos até 2013.

Os pagamentos de quotas para anos anteriores a 2012 serão considerados como actos voluntários dos sócios, e os respectivos valores integrados, em termos contabilísticos, como doações à Sociedade Geológica de Portugal.


Indicator_red
Estudos do Quaternário

O Grupo de Trabalho Português para o Estudo do Quaternário (GTPEQ) é um Grupo de Especialidade da Sociedade Geológica de Portugal, criado em Março de 1980. Foram sócios fundadores Orlando Ribeiro (Universidade de Lisboa), Georges Zbyszewski (Serviços Geológicos de Portugal), Miguel Ramos (Instituto de Investigação Científica Tropical), Manuel Monteiro Marques (Universidade Técnica de Lisboa) e Filomena Diniz (Universidade de Lisboa).

Tem como objectivo contribuir para o estudo pluridisciplinar deste período da história da Terra, aprofundando o conhecimento de aspectos específicos da Lusitânia com o fim de a caracterizar no contexto ibérico e no domínio mais vasto da Europa meridional.

Neste sentido propõe-se:
- no plano nacional, estabelecer cooperação entre as várias entidades interessadas neste domínio;
- no plano internacional, colaborar com organismos internacionais afins, promovendo a sua representação sempre que possível.

Os estatutos que regem o Grupo foram aprovados em 7/3/1980 e posteriormente alterados em 7/5/1993.
O Grupo está sediado no Museu Nacional de História Natural, onde funciona o Secretariado e estão instalados a Biblioteca e o Arquivo documental, conjuntamente com o restante património da SGP.

Foi devido ao empenhamento do GTPEQ, da Direcção da SGP, da então Comissão Nacional de Geologia e do extinto INIC que Portugal foi aceite, em 1982, como membro da INQUA, no XI Congresso Internacional realizado em Moscovo.

A representação de Portugal nesta instituição tem sido assegurada pela SGP, por delegação do DREBM (ex-GRICES). O país participou oficialmente em todos os congressos entretanto realizados desde o XI (Moscovo, 1982) ao XVII (Cairns, 2007).

O esforço conjugado de quaternaristas espanhóis e portugueses incentivou o desenvolvimento de acções bilaterais, designadamente as Reuniões do Quaternário Ibérico (REQUI), organizadas conjuntamente com a Associação Espanhola para o Estudo do Quaternário (AEQUA). Estes eventos vieram permitir o estudo da temática à escala ibérica e o seu enquadramento no contexto atlântico e mediterrânico. Realizam-se periodicamente desde 1985, em Portugal e Espanha: I, Lisboa 1985; II, Madrid 1989; III, Coimbra 1993; IV, Huelva 1997; V, Lisboa 2001 / I, CQPLI; VI, Gibraltar 2005 e VII, Faro 2009.

O estreitamento de relações com Grupos congéneres foi uma preocupação constante do GTPEQ e, em 2001, deu-se início a reuniões mais abrangentes, os Congressos do Quaternário de Países de Línguas Ibéricas (CQPLI).

O actual Secretariado é constituído por:
Filomena Diniz – Coordenadora
João Alveirinho Dias – Secretário
Nuno Cortez – Secretário-tesoureiro
Ruben Dias e Rui Taborda - Vogais

Regulamento Interno do GTPEQ

Regulamento Eleitoral do GTPEQ

 


Pesquisa Documentos
Notícias Breves
MALEO - Newsletter da SGP
MALEO 2 (nova série) MALEO 1 (nova série)
MALEO 2 (nova série) MALEO 1 (nova série)

MALEO - Registo Newsletter da SGP
Desejo integrar a lista de emails para receber a MALEO.
Nome
Email

Apoio: Fct     Membro de: Aegs Dgeg